Preparação precisa-se!
Esta é uma das lamentações a que mais frequentemente assisto por parte da equipa de gestão das empresas. Muitos comerciais avançam para o terreno sem qualquer preparação prévia do contacto que vão realizar. Têm conhecimento técnico do serviço/produto, assimilaram a estratégia comercial, conhecem o modelo de vendas, mas não preparam suficientemente a abordagem ao cliente ou ao prospect.
A intenção para cada contacto comercial tem de ser atribuída previamente e há que estar preparado antes de qualquer contacto ser estabelecido! – Envergonhem o Sherlock Holmes! – Sejam Detetives de 1ª e procurem o máximo de informações sobre o Vosso target.
– Sejam Super Nerds! – Estudem cada pormenor.
– Treinem para serem atletas de alta competição!
– Definam o Vosso objetivo para cada abordagem, preparem o tipo de intervenções, a forma como pretendem orientar o discurso, as perguntas que vão fazer, o conhecimento que querem revelar e o que querem guardar.
– Plasticinem-se!
– Sejam flexíveis, adaptem-se a cada estilo de interlocutor e antecipem a gestão de improvisos.
– Estiquem a passadeira vermelha e desfilem!
– Agora sim, estão em vantagem e vão brilhar. Afinal, conhecem melhor o vosso contacto do que nunca… Boas vendas!
Até jazzzzz,
Paula Nobre de Almeida