Em tempos de “guerra”, é crucial que se limpem as armas!
Esta é a fase em que temos de começar a repensar o negócio. É a fase em que as perguntas que fizemos na altura de o lançar, têm de voltar a ser feitas! O mundo não para e o futuro é preparado, a partir do presente. Existem perguntas às quais é premente responder.
· Em que ponto está? Para onde deseja ir?
· Porquê? Quem? O Quê? Como? Para Quê? Para Quem? Qual o Valor? Quais os custos? Com que Margem? Onde? E Quando?
· Em que pode inovar? – Novos serviços; Novos clientes; Novos locais?
· Quem é a sua verdadeira concorrência?
· Qual é a sua diferenciação, a sua vantagem competitiva?
· Que desafios internos tem?
· Como pode agilizar processos? Que parcerias estratégicas pode estabelecer?
· Que perspetivas futuras têm os seus clientes atuais?
· Que formas de mensuração e monitorização pode criar?
· Todos conhecem o propósito, estão alinhados, entendem o futuro da empresa e sabem como podem contribuir? – Reúna com a equipa, seja transparente e objetivo.
· Como é que se vai apresentar ao mercado? Torne o seu propósito claro e público.
Boas reflexões e ainda melhores ações!
Paula Nobre de Almeida